Representantes de vinícolas participantes da Festa do Espumante Brasileiros defendem que a próxima edição do evento deve ser realizado em outubro 2025.

Ele participaram de reunião da diretoria do Centro Empresarial e Cultural de Garibaldi (CEC), na manhã de terça-feira, 28 de março, que também contou com a presença da chefe de Gabinete do Prefeito, Vera Lúcia Furlanetto Villa, e da secretária de Turismo, Ana Pauline Mombach.

De acordo com Vera Villa, a possibilidade de o evento acontecer em outubro do ano que vem tem como obstáculo principal a legislação, já que em 2024 serão realizadas as eleições municipais.

A presidente do CEC, Diana Borghetti, sugeriu algumas opções de datas para a próxima edição, com opinião unânime do setor vinícola para outubro de 2025. Dirigentes das empresas também solicitaram investimentos para melhoria da infraestrutura dos pavilhões, proporcionando maior comodidade ao público e aumento da capacidade de visitantes.

Participaram do encontro representantes das vinícolas Aurora, Chandon, Courmayeur, Garibaldi, Maison Forestier, Miolo, Mondadori e Salton, além do presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi, Adalberto Bortolini, entidade que congrega 21 empresas.

No atual modelo, a Fenachamp é realizada de dois em dois anos desde 2003, sempre em anos ímpares. Devido a pandemia, a edição de 2021 precisou ser transferida para 2022.