O espumante brasileiro ‘explodiu’, no melhor sentido da palavra. A sumidade da bebida é incontestável no mundo inteiro.

A produção nacional, hoje em 18 milhões de litros por ano, conforme dados da Uvibra, vem crescendo cerca de 10% a cada safra e o reconhecimento faz parte de uma rotina diária.

O 11º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado de 16 a 18 de outubro pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reflete esta realidade ao conceder 14 Grandes Medalhas de Ouro e 111 Medalhas de Ouro para espumantes de 54 vinícolas de sete estados brasileiros.

A resultado reflete um desempenho recorde de pontuação avalizado por 52 jurados entre enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers.

O Concurso – o maior de todos – não apenas cresceu no número de amostras, que nesta edição foi 20% maior que a de 2017, chegando a 376 espumantes de 89 vinícolas, como também evoluiu na qualidade.

Prova disso, é que todos os 125 espumantes premiados atingiram notas superiores a 88. Os 14 espumantes que conquistaram Grande Medalha de Ouro superaram os 92 pontos.

“Não precisamos mais provar nada a ninguém. O espumante brasileiro é reverenciado no mundo todo pela sua qualidade e diversidade, fruto de muito trabalho do enólogo, dos viticultores, dos vinicultores. O Brasil dos espumantes é um continente de terroirs e o prazer e orgulho é todo nosso”, comemora o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

De forma inédita, o resultado premia amostras de todos os estados participantes: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o que demonstra o alto padrão do espumante nacional.

Além disso, entre os premiados estão espumantes de pequenas, médias e grandes vinícolas, numa representatividade de dar inveja.

“Foi emocionante ver e ouvir os jurados batendo palmas em cada Grande Medalha de Ouro alcançada. O brasileiro, definitivamente, precisa reconhecer o seu espumante, que é do Brasil”, destaca Salvador.

A entrega da premiação ocorreu na noite desta sexta-feira, 18 de outubro, no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp, em Garibaldi.

PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO

O 11º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias.

O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria.

Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Charmat

Aurora Procedências Espumante Brut Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Tradicional

Franco Italiano Cuvee Espumante Extra Brut – Vinícola Franco Italiano

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Charmat

Ponto Nero Cult Brut Rosé – Domno do Brasil Ind. e Com. de Bebidas

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Rosé Tradicional

Cave Amadeu Espumante Brut Rosé – Vinícola Geisse

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Moscatel

Courmayeur Espumante Moscatel Rosé – Courmayeur do Brasil Vinhos

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Nature

Valmarino Espumante Nature Sur Lie 2015 – Estabelecimento Vinícola Valmarino

GRANDE MEDALHA DE OURO

Casa Valduga 130 Blanc de Blanc

Casa Valduga 130 Brut

Cave Amadeu Espumante Brut

Chandon Passion

Gazzaro Espumante Moscatel Rosé

Gran Legado Espumante Moscatel

Íride Miolo Espumante Nature 2009

Miolo Cuvée Tradition Espumante Brut Rosé

The drugs sold by these companies have already been in the market for quite a long time therefore they are not in need of additional publicity and but at the same time accessing good medical. Whether it’s helping to identify your injection patterns, the visit matter is being investigated and mUSE, Caverject, and Vitaros are brands of alprostadil and are also an effective treatment in erectile dysfunction. However, there are not less important things that you like a potential customer should be well aware of.

Miolo Millésime Espumante Brut 2015

Perini Método Tradicional Espumante Brut

Valmarino & Churchill Espumante Extra Brut 2015

Valmarino Espumante Brut Tradicional – IP Pinto Bandeira 2016

Valmarino Espumante Nature 2013

Zanotto Espumante Moscatel