Data da próxima edição já está confirmada: 3 a 27 de outubro de 2019

A Fenachamp 2017 encerrou neste domingo contabilizando um público de 71.163 visitantes durante os 15 dias em que ofereceu atrações no parque localizado em Garibaldi. A presença de 24 vinícolas, que juntas representam 90% de todo o espumante produzido no Brasil, resultou na abertura de 30.500 garrafas da bebida. Esses números superam os dados da última edição, realizada em 2015.

Para o presidente da Fenachamp 2017, Clovis Furlanetto, a avaliação é positiva. Ele conversou com os proprietários das vinícolas que estiveram na festa e está feliz com o que ouviu. “Todos estão satisfeitos, o consumo de espumante foi um pouco maior do que na última festa, então nosso objetivo está atingido”, afirma. Quanto ao público, que também teve um pequeno crescimento, destaca que caminhou muito pelo parque e viu pessoas felizes. “Nossa meta era atingir o mesmo número de visitantes de 2015. Crescemos um pouco, então avalio como positivo em um ano que o Brasil vive dificuldades na economia. O que me marcou no público foi ver que as pessoas estavam se divertindo muito na nossa festa”, completa.

Além dos estandes das vinícolas, os shows também foram responsáveis por atrair boa parte dos visitantes. Pelo palco da Fenachamp, passaram artistas de diversos estilos musicais, privilegiando jovens e adultos e apreciadores de sertanejo, música tradicionalista, rock, reggae, som eletrônico e outros. No palco, também estava um diferencial desta edição que se confirmou como um sucesso. As baladas, que em 2015 eram apenas de música eletrônica, passaram a contemplar outros estilos. A mudança foi bem aceita e reforçou ainda mais a importância de a festa se estender além da meia-noite nas vésperas de final de semana.
Uma tradição da Festa do Espumante Brasileiro melhorou neste ano. O Sabrage Coletivo, que já integrou o Guinness Book, teve recorde de participantes em 2017.

Neste ano, 388 pessoas participaram da ação. Em 2015, foram 365. O número de garrafas abertas em um golpe só em 2017 chegou a 380, sendo 222 por homens e 158 por mulheres. A divisão por categorias começou em 2015 e se repetiu neste ano, mostrando-se uma decisão acertada.
A programação 2017 incluiu aventuras como Bungee Jumping, Tirolesa, Parede de Escalada e Selfie nas Alturas, espaços e atrações específicas para crianças, como o tiro ao alvo promovido pelo Exército, encontros de motos e carros antigos e muita tradição na Vila Típica Italiana. O app da Fenachamp, que chegou como novidade neste ano, foi outra ação que deu certo.

Na cerimônia de encerramento, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, prestou homenagens. Cettolin entregou placas de agradecimento ao trabalho feito pelas soberanas, Valéria Meneghetti Carniel e as princesas Gabriela Mattei e Mônia Meneghetti, e pelo presidente Clovis Furlanetto, que se dedicou voluntariamente ao cargo pela terceira vez. Ele também anunciou que o próximo presidente será Giliano Verzeletti e confirmou a data da edição de 2019: 3 a 27 de outubro. Durante seu discurso, Cettolin ressaltou que até lá, será investido R$ 1 milhão no parque. As melhorias incluem a construção de um pavilhão anexo com 700 metros quadrados.

 

Imagens: Divulgação Fenachamp