HISTÓRIA DA FENACHAMP

Uma festa dedicada a celebrar o champanha, é a melhor maneira de propor um brinde aos bons momentos! Com 36 anos de história, a FENACHAMP chega à sua 15ª edição orgulhosa da sua origem, o 1° Festival Colonial Italiano, ocorrido no ano de 1979.

No mesmo ano, ocorreu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, o Centro da Indústria Fabril e a Associação Comercial, surgindo a FENACHAMP, Festa Nacional do Champanha, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento comunitário, econômico e social do município.

Porém, essa história é muito mais antiga, a FENACHAMP é a concretização de um sonho que iniciou no ano de 1913, quando Garibaldi realizou a 1ª Exposição de Uvas da Região Serrana. Neste ano, Manoel Peterlongo Filho elaborou em Garibaldi o primeiro champanha brasileiro.

A partir de 1981, Garibaldi passou a oferecer aos seus moradores e visitantes uma grande festa celebrando a qualidade do champanha produzido na região, uma festa que vem crescendo a cada edição, mostrando o que à terra dos espumantes tem de melhor.

RETROSPECTIVA

No dia 12 de junho de 1979, foi firmado o “Contrato de Constituição de Sociedade Civil por Quotas de Responsabilidade Limitada”, entre a Prefeitura Municipal de Garibaldi, Centro da Indústria Fabril e Associação Comercial, a qual fundava uma sociedade sem fins lucrativos, cuja presidência seria trocada a cada 3 anos: a FENACHAMP, Festa Nacional do Champanha.

Primeiramente, esta sociedade realizou o 1º Festival Colonial Italiano, visando divulgar a cultura deste Município, além de buscar subsídios para a realização da primeira Festa Nacional do Champanha.

Sob responsabilidade da Empresa FENACHAMP LTDA, a 1ª Festa Nacional do Champanha objetivava primordialmente promover a indústria do champanha. Paralelamente e também com destaque, foram expostos os demais aspectos da indústria vitivinícola e componentes afins.

Presidente: Adolfo Alberto Lona

Vice-presidente: Lauro Rigoni

Rainha: Ana Beatriz Peterlongo Franciosi

Princesas: Ana Inês Fachin e Marines Emanuelli

A festa ocorreu de 10 a 26 de julho de 1981.

Representando o Presidente João Figueiredo, o Ministro da Indústria e Comércio, Camilo Penna, deu abertura a 2ª Festa Nacional do Champanha, a qual contou com 92 expositores.

Na realização desta Fenachamp, o visitante recebia uma taça com a marca da festa ao adquirir o ingresso, podendo utilizar para degustar a bebida a vontade, enchendo-as nos diversos locais espalhados no Parque. O champanha sem consumo limitado para todos os participantes, foi uma das principais novidades da Festa. Além do champanha e da gastronomia típica, os visitantes, haviam expositores da indústria moveleira e estava a disposição um roteiro de visitas à cidade em um ônibus especiais, que levavam os turistas para conhecerem pontos turísticos da cidade.

Nesta edição, uma gigantesca garrafa de Champanha foi colocada sobre o trevo de acesso ao Parque, a qual identifica o Município até os dias atuais.

Presidente: Lauro Rigoni

Vice-presidente: Iraja Jung

Rainha: Rosana Cristina Ogliari

Princesas: Mariléia Inês D’Arrigo e Anelise Pizzi

Aconteceu de 29 de junho a 22 de julho de 1984.

Estrutura: Portões, estacionamento, concha acústica, lago (jogos aquáticos durante a festa), memorial da colonização italiana, estrutura para lanchonetes, casa do champanha, melhoria dos sanitários.

Presidente: Valdumiro José Brandelli

Rainha: Josaine Brandelli

Princesas: Roselice Parmegiani e Alexandra Nicolini

Tema da festa: “Entre nessa Festa”

Ocorreu de 10 de julho a 02 de agosto de 1987.

Foram 23 dias de festa, com muito champanha, comida típica italiana,

música e danças. O visitante recebia uma taça de champanha para degustar nos diversos quiosques espalhados pelo parque. Para melhor recepcionar seus visitantes foram feitas algumas melhorias, como construção de um ambulatório para primeiros socorros, um berçário que era atendido por assistentes sociais e atendentes e um posto policial permanente.

Presidente: Ambrósio Chesini

Vice-presidente: Danilo Cavagni

Rainha: Beatriz Bocchese Arregui

Princesas: Ana Cristina Cofferi, Fabiana Agostini, Mara Zorrer e Simone Simonaggio.

Tema da festa: “Alegria, Alegria”

A festa ocorreu de 06 a 29 de julho de 1990.

1993

O compromisso das Soberanas, era trazer brilho e beleza ao evento, estas que foram escolhidas para representar a Festa Nacional do Champanha, realizado no anfiteatro do Parque da Fenachamp, no dia 03 de abril de 1993.

Numa área de 45.000m², contendo expositores industrias e comerciais, sendo cada um responsável pela criação e montagem de seu próprio “stand”, apresentando características típicas do Município, para demonstração de produtos de Garibaldi e região.

Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar o espumante produzido na cidade brasileira pioneira na elaboração desta nobre bebida e também apreciar a gastronomia típica italiana. Tudo isso acompanhado de grandes atrações e shows nacionais, tais como: Barão Vermelho, Oswaldo Montenegro, Caravana do Gugu e Manolo Tero.

A magia da festa, incentivava o visitante a atrair-se pelo restante da cidade: Centro Histórico; Pontos Turísticos; Acervo Histórico Municipal; Piccola Garibaldi; Expoarte, um roteiro gastronômico invejável, culminando com a visitação às cantinas produtoras dos melhores espumantes brasileiros. O visitante brindava a tradição da serra.

Além do clima de alegria e descontração, a 5ª Edição da Festa Nacional do Champanha divulgou o conhecimento sobre o espumante fino, através de cursos de degustação oferecidos pelas empresas locais. Os visitantes tiveram a oportunidade de prestigiar o desfile de carros alegóricos nas ruas da cidade, e por fim, o Parque da Fenachamp.

Visando envolver e engajar a comunidade local com o maior evento da cidade, foram lançadas algumas campanhas: “Brilha Garibaldi”. Divulgação através de material publicitário específico, gerando grande repercussão, com o objetivo de incentivar a comunidade através da premiação das melhores decorações no comércio local, residências e estabelecimentos industriais.

Ainda sem nome específico para a campanha, foi desenvolvido um trabalho fotográfico, onde buscou-se resgatar a cultura e o dia-a-dia dos imigrantes italianos em nosso Município. As fotos premiadas foram transformadas em cartões postais, sendo comercializados durante a realização da festa.

As premiações de ambas as campanhas aconteceram em locais como o Museu Municipal e o Memorial da Colonização Italiana, visando valorizar estes espaços e levar o público até eles.

A 5ª Fenachamp permaneceu responsável pela divulgação do Champanha e do Município de Garibaldi pelo período de 5 anos. Neste, a Festa Nacional do Champanha procurou estar presente nos mais variados eventos da Cidade e Região, mantendo o brilho e respeito da festa.

s da Cidade e Região, não deixando apagar o brilho da Festa.

Sua diretoria foi composta por:
Presidente: Ademar Petry
Vice-Presidente e Diretor Comercial: Jurandir Delazzeri
Diretor de Eventos: Arnoldo Giardin
Diretor Administrativo: Isaac Roque Sartori
Diretor Industrial: Marc Roger Langon
Diretor Financeiro: Sidnei F. Calvano

Rainha: Morgana Fachinelli

1ª Princesa: Lisiane Delazzeri

2ª Princesa: Renata Sartori Santarosa

Tema da Festa: “A Festa mais Borbulhante do País”

A Festa ocorreu de 09 de julho a 01 de agosto de 1993.

A Festa do Champanha ocupou parte da Rua Buarque de Macedo e parte das Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Segundo os organizadores, esta foi a forma de envolver a comunidade e os turistas com os aspectos do cotidiano da cidade e tudo que ela oferece.

Nas vias públicas foram instaladas 07 praças de alimentação, 34 estandes para a exposição de artesanato, comércio e prestação de serviços, dois palcos para shows e toda essa estrutura, é claro, regada a muito champanha.

A organização desta festa foi composta por uma Comissão Central, coordenada pelo Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Albino Fabiano Giongo.

Rainha: Roberta Delazzeri

Princesas: Antonella Fellini e Franciele Carraro

Tema da Festa: “Venha Borbulhar De Alegria”

A Festa ocorreu de  30 de outubro a 08 de novembro de 1998.

Realizada nas principais ruas do centro de Garibaldi, a Festa do Champanha 2000 teve um projeto elaborado com a justificativa de representar o símbolo da conquista do povo imigrante que habitou a região, demonstrava a pujança do povo organizado e trabalhador. É a festividade máxima enquanto representatividade da imagem do Município.

A Festa do Champanha 2000 foi composta por uma Comissão Central, coordenada pelo Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Luiz Carrer.

Rainha: Kelly Lorenzi

Princesas: Andréia Meneguzzi e Grasiela Pértille

Tema da Festa: “Garibaldi, 100 anos para Festejar e Muita História para Contar”

A festa ocorreu de 11 a 22 de outubro de 2000.

A Fenachamp 2003 foi realizada pela Prefeitura Municipal de Garibaldi, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Comissão da Festa. Para este evento foi elaborada uma nova proposta, ao adquirir o

ingresso, o visitante ganhava uma taça de vidro personalizada com a marca da festa, e um ticket para degustar um dos espumantes das 31 empresas que estavam participando do evento.

Presidente: Antenor Fellini

Rainha: Caroline Benini Magagnin

Princesas: Alessandra Guarnieri e Lúcia Misturini

Tema da Festa: “Venha Beber Estrelas”

A festa ocorreu de 03 a 19 de outubro de 2003.

A Fenachamp 2005 teve como proposta principal o charme e o glamour do espumante fino, aliando a isso a alegria e a expressão da década de 20. Sendo a década, considerada o apogeu do Município de Garibaldi, representado pelos casarios antigos que fazem parte do Projeto Turístico Passadas – A Arquitetura do Olhar. Além disso, a década de 20 é considerada uma época de grande sofisticação, o que apresenta forte relação com os espumantes finos.

O Parque da Fenachamp foi o cenário de toda a festividade, no Pavilhão principal, criado o ambiente de uma grande Champanharia, possibilitando ao visitante qualidade na degustação dos espumantes.

Presidente: Antenor Fellini

Vice-presidente: Gilberto Pedrucci e suas comissões.

Rainha: Mariana Milani

Princesas: Marizete Locatelli e Vanessa Dalla Valle Sabei.

Tema da festa: “O Brilho do Champanha Fazendo História”

A Festa ocorreu de 30 de setembro a 16 de outubro.

A Fenachamp 2007, celebrou com grande estilo os 25 anos de sua existência. O amadurecimento do evento ganhou ênfase e foi homenageado por meio da campanha publicitária “Um brinde aos seus melhores momentos!”.

O evento também se caracterizou pelas mudanças internas dos pavilhões, melhorando a sua estrutura para shows e ampliando o espaço

físico e coberto do parque de 3 mil m² para quase 6 mil m². Isso possibilitou ao visitante mais comodidade e flexibilidade no passeio pelo parque e na degustação dos espumantes.

O público total de 52.300 visitantes, oriundos de todas as partes do Brasil, celebrou as mais de 20 mil garrafas de espumantes comercializadas e pode prestigiar os grandes shows de César Menotti e Fabiano, Bandamel, Tholl e The Fevers.

Presidente: Gilberto Pedrucci

Vice-presidente: Enio L. Martinazzo e suas comissões.

Rainha: Veroní Girelli

Princesas: Cristina Carniel e Claiana Pieta.

Tema da Festa: “Venha Brindar Seus Melhores Momentos”

A festa ocorreu de 19 de setembro a 07 de outubro de 2007.

A Fenachamp 2009 celebrou “a evolução do champanha” aos 28 anos de história, que antigamente era consumido apenas nas cortes reais, mas com o passar dos anos, expandiu e modernizou, passando a ser consumida por todas as classes sociais. Diversas autoridades regionais participaram da Festa.

Entre as principais atrações da Fenachamp 2009 estiveram os shows regionais e nacionais; a Vila Típica Italiana, onde os turistas e visitantes puderam participar de uma vasta programação de atividades e provar os mais saborosos produtos da região; e as oficinas de gastronomia, ministradas por profissionais que ensinaram os interessados a escolher o espumante que melhor combina com os determinados tipos de comida. Além disso, houve a Feira Comercial e Industrial, ótimo local para fazer compras, e muitas outras atrações. A festa recebeu um público de 62.000 pessoas.

Presidente: Clóvis Furlaneto

Rainha: Fernanda Agostini

Princesas: Adriana Ariotti e Renata Canzi

Tema da Festa: “A Evolução do Champanha”

A Festa ocorreu de 01 a 25 de outubro de 2009.

A Fenchamp 2011, buscou envolver as ações na valorização do produtor como fonte da qualidade de seu produto, o espumante. Nesta edição, autoridades locais, regionais e estaduais estiveram presentes na Festa.

Shows de âmbito municipal, regional e nacional agitaram os 14 dias do evento, totalizando um público de 70.598 pessoas e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. Além dos shows os visitantes puderam visitar a Vila Tipica Italiana, que contou com a participação das comunidades do interior de Garibaldi, ateliê culinário, cursos de degustação, Feira Comercial e Industrial, Encontro de Carros Antigos e Encontros de Motos.

O grande destaque desta edição foi a conquista do recorde mundial de sabrage coletivo, 196 garrafas foram abertas com sabre em dez segundos, conquista alcançada e homologada pelo Guinness World Records.

Presidente: Oscar Ló

Rainha: Monique Ferranti Berté

Princesas: Daniela Mânica e Heloísa Sartori Villa

Tema da Festa: “Da Terra Nasce a Magia que Explode em Alegria”

A Festa ocorreu de 06 a 30 de outubro de 2011.

Houveram duas tentativas de recorde mundial, grandes atrações musicais e aumento do consumo de espumante. Movimentaram Garibaldi entre os dias 03 e 27 de outubro, a festa reuniu as maiores vinícolas do país.

Ganhou destaque na mídia nacional ao promover duas tentativas de quebra de recorde. O maior sabrage coletivo do mundo aconteceu no dia 05 de outubro, em um ritual que resultou com a degola do gargalo de 277 garrafas de espumante e quebra de recorde confirmada pela comissão do Guinness Book. Já a maior taça de espumante do mundo foi enchida no dia 12 de outubro com 134 garrafas de espumante, totalizando 100,5 litros da bebida, e aguarda confirmação do livro dos recordes.

A Fenachamp 2013 destacou-se também em função do consumo da bebida pelos participantes da festa. Neste ano, foram consumidas 25 mil garrafas de espumante, um aumento de 5% em relação a festa passada.

Outras grandes atrações foram os shows musicais. Bandas como Nenhum de Nós, Chimarruts, Abba Live, Golden Boys, Tangos e Tragédias

e Demônios da Garoa animaram os visitantes da Fenachamp. Além disso, o público aproveitou as feiras comercial e industrial e a Vila Típica Italiana, onde os mais saborosos produtos da região e da agricultura familiar foram amplamente comercializados.

A Fenachamp 2013 se despede com a certeza de que comemorou os cem anos de história do espumante brasileiro com muitas atrações especiais. O público presente no último dia pode acompanhar uma emocionante cerimônia de encerramento.

Outro ponto importante para a festa foi a atuação da organização do evento, presidida por Pedro Carrer, que se empenhou em trazer atrações de renome nacional para Garibaldi.

Rainha: Bruna Carla Locatelli

Princesas Juliana Flores Ozório e Renata Boscaini David também tiveram importante participação na divulgação da festa.

A Fenachamp 2015 que aconteceu de 1º a 25 de outubro teve como celebração “Um brinde com os melhores espumantes brasileiros”. Durante quatro fins de semana, mais de 70 mil visitantes passaram pela festa, em Garibaldi (RS), número 16% superior ao registrado na última edição do evento, em 2013.

Além da boa média de público, a Festa se despediu com outros motivos para comemorar. Entre eles, a venda de mais de 30 mil garrafas de espumante, 20% a mais do que na Fenachamp 2013.

A comissão organizadora também celebrou o sucesso das novíssimas baladas. Aposta da Festa de 2015, as baladas trouxeram os DJs André Sarate, Federico Barco, Danni Martin e o grupo Eletrosax a Garibaldi, fazendo das quatro sextas-feiras da Fenachamp os dias mais aguardados pelo público.

Mais uma vez a Fenachamp foi destaque na mídia pelo sabrage coletivo que desde 2012 estampa as páginas do Guinness Book como o maior do mundo. O evento, aliás, tomou proporções tão grandes que, por questão de segurança, precisou ser separado em duas categorias: feminino e masculino. Realizado no dia 03 de outubro, primeiro sábado da Fenachamp, o sabrage reuniu 365 participantes, que realizaram com sucesso a degola de 349 garrafas de espumante, ultrapassando a marca de 277 degolas registrada em 2013.

Tradicional chamariz de público, os shows não desapontaram. Entre nomes menos conhecidos e artistas locais, a Fenachamp trouxe músicos de peso, como Maskavo, Claus e Vanessa, Seu Cuca, Duca Leindecker e César Oliveira e Rogério Melo.

Grande novidade na parte gastronômica, os jantares harmonizados atraíram pessoas de todo Brasil, que faziam reservas antecipadas para saborear os exóticos cardápios. Foram nove jantares preparados por chefs profissionais e servidos com bebidas selecionadas pelos próprios cozinheiros.

A próxima edição da Fenachamp acontecerá em 2017, entre os dias 05 e 29 de outubro, com seu presidente reeleito, anunciado na cerimônia de encerramento, Clóvis Furlanetto.

Presidente da festa de 2015 – Clóvis Furlanetto

Soberanas da festa de 2015

Rainha: Diana Borghetti

Princesas: Caroline Brugalli e Iris Schmitt