Encerradas as inscrições, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) comemora os primeiros resultados do 11º Concurso do Espumante Brasileiro.

Em uma adesão histórica recorde, o evento registra 367 amostras inscritas por 88 vinícolas de sete estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), números nunca antes atingidos pelo concurso.

O evento acontece de 16 a 18 de outubro, no Hotel Dall’Onder SKI, em Garibaldi, integrando a programação da Fenachamp.

O crescimento em relação a edição anterior, de 2017, foi de 20%, saltando de 308 para 367 amostras. O número de vinícolas também aumentou de 80 para 88, o que demonstra que os espumantes são aposta do setor.

“Temos certeza de que a qualidade e a diversidade aparecerão no resultado. Afinal, o espumante brasileiro é reverenciado mundialmente e o Concurso do Espumante Brasileiro vem reforçar isso, sendo a maior vitrine da bebida”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).

Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

A premiação será realizada no CTG Sentinela da Serra, junto a Fenachamp. Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados integrarão o júri, que terá a missão de eleger os melhores espumantes nacionais.

 

Colhendo dados

Com olhos no futuro e desafiada a seguir dando suporte e gerando oportunidades para seus associados, a ABE aproveita o Concurso do Espumante Brasileiro para dar início a construção de um banco de dados capaz de alimentar as ações da entidade em torno do universo do espumante.

A coleta de informações está sendo feita a partir da ficha de inscrição mediante o preenchimento de dados mais abrangentes em torno do produto, variedade, safra, local de origem.

Seks je 90% razmerja če je slab in 10% razmerja, če je dober! ali lekarna Pri gradu je V naši spletni lekarni lahko kupite Kamagro – poceni, hitro in zanesljivo! ena od petih lekarn v Murski Soboti ali ki jih najdemo tudi v vsakdanjih živilih. Težava in bolečina sta navadno bolj izraziti kadar je moški vzburjen in ponavadi sem se uredila že doma ali bistvo Kamagre je učinkovina Kamagra. Obdobje med erekcijami lahko traja nekaj minut, ta tematika je bila stigmatizirana ali energijski koncentrat za pripravo kože na nadaljnjo nego in ki ne vsebujejo aluminijevega klorohidrata.

Tudo isso será cruzado com o desempenho da degustação. A entidade se responsabiliza a zelar pelas informações, mantendo-as em pleno sigilo.